Hoje em dia não é exagero afirmar que, em muitos lares brasileiros, o carro é como se fosse alguém da família. Pensando por esse ângulo, é possível até fazer uma divertida analogia, imaginando como tornar esse “ente querido” sempre saudável e pronto para um passeio.
Assim como o organismo de uma pessoa é uma máquina dotada de um funcionamento complexo, com os carros a situação não é diferente. Sendo assim, um pequeno defeito em uma das peças, caso não for bem tratado, pode evoluir para algo mais grave.
Portanto, da mesma forma que, de vez em quando é importante ir ao médico fazer um check up para ver se está tudo bem, é bom levar o carro para uma visitinha no consultório apropriado para ele: a oficina mecânica.
A importância do check up automotivo
Há motoristas que só lembram de uma revisão completa quando estão prestes a colocar o carro na estrada para uma viagem longa. Pior é quando os motoristas nem lembram disso.
O exame de rotina no automóvel é muito importante para evitar que surjam problemas graves no decorrer do tempo. Quem entende bem o ditado de que “prevenir é melhor do que remediar”, sabe da importância do check up.
O motor, o nível do óleo, o estado dos freios e dos pneus são apenas alguns dos itens que são beneficiados diante de um bom exame de rotina no carro. O mesmo vale para a parte elétrica do automóvel.
Exames detalhados, feitos periodicamente, beneficiam não apenas a saúde do seu veículo, mas também a sua segurança e a da sua família.
10 sinais de que o seu carro não está bem de saúde
Quando as visitas à oficina mecânica são raras, ou as revisões são mal feitas, não tarda muito para que o organismo do seu carro apresente indícios de que as coisas não estão em ordem. Por isso, confira a seguir pelo menos 10 sintomas que apontam problemas no automóvel.
1 – Volante que treme constantemente
Isso realmente não é normal. Se você verificar que o volante do seu veículo treme de forma mais constante, fique atento, pois os motivos para isso podem estar no balanceamento das rodas e nos discos dos freios.
Caso essa falha não seja sanada, o problema pode se agravar e mais tarde causar um acidente.
2 – Excesso de fumaça
O carro em perfeito estado de saúde, com os seus componentes devidamente conservados e funcionando em harmonia não emite fumaça. Portanto, se você notar fumaça em demasia, fique atento para a cor dela.
A fumaça escura indica que o sistema de injeção eletrônica está com problemas e em outras palavras, há combustível demais sendo injetado no motor. A solução é efetuar uma limpeza do sistema de injeção, verificação das velas e a regulagem do sistema de alimentação.
A fumaça clara indica que o problema é no radiador do carro. Esse problema pode ser sanado diante da troca da peça. Já a fumaça em tons azulados aponta que o dano consiste no óleo queimando no interior do motor.
3 – A presença de manchas no chão
Se você detectar manchas abaixo do veículo, veja qual é a viscosidade e a coloração dela. Se for escura e com viscosidade densa, o problema é o vazamento de óleo. Esse problema é sanado por meio da vedação do cárter e do bujão.
Caso a mancha seja em um tom mais claro, então o automóvel está apresentando vazamento de água do motor. A ausência de água provoca um aquecimento acima do normal e o resultado disso é a fundição do motor.
São vários os motivos que provocam esse vazamento. Entre eles estão danos na junta do cabeçote, bolha nas mangueiras de água e até a perfuração do radiador.
4 – Luz de óleo que acende o painel
O painel do seu carro é um importante indicador quando o assunto são possíveis problemas. Caso a luz de óleo acenda, preste bem atenção, pois o motor do automóvel pode estar enfrentando alguns problemas. O ideal é parar o veículo e esperar que o motor esfrie.
Veja neste post os perigos de usar óleo de má qualidade
Da mesma forma, é pertinente analisar e dar uma boa olhada no nível do óleo no reservatório, o que pode apontar algum vazamento ou defeitos na bomba.
5 – Pneu gasto
O pneu é um dos primeiros itens do seu carro a acusar algum problema. O motivo para isso é bastante simples: eles estão em constante contato com ruas esburacadas e estradas mal conservadas.
Além disso, se você verificar um desalinhamento nas rodas, pode ser problemas presentes na suspensão.
6 – Aumento do consumo de combustível
Você reparou que o seu carro está bebendo demais? Saiba que essa sede exagerada também não é um bom sinal, pois o consumo exagerado de combustível pode ser problemas no alinhamento das rodas, que contribuem para o aumento de consumo.
Outro motivo para isso acontecer pode ser sujeira no filtro. Nesse caso, o fluxo de ar sofre uma redução e a central eletrônica faz essa compensação injetando uma quantidade maior de combustível.
7 – Problemas no freio
O freio dispensa apresentações, pois ele é importante no quesito segurança e, na hora que você mais precisa, ele pode evitar vários acidentes.
De uma forma geral, os problemas nos freios são ocasionados devido a desgaste nas pastilhas e vazamento do fluido.
8 – Demora para dar a partida
Se logo de manhã cedo você entra em seu carro, dá a partida e repara que ele demora a funcionar. Isso é um dos sintomas de que algo não vai bem com o veículo.
O que pode provocar isso são alguns problemas, como, por exemplo, o desgaste de velas, elevado consumo de combustível e sujeira nos bicos injetores.
9 – Ruídos inconvenientes
O normal é nenhum componente do carro emitir ruídos, mas preste bem atenção se os sons ocorrem ao acionar o freio, pneus fazendo barulho em curvas fechadas ou rangidos ao passar por lombadas.
Esses ruídos podem ser problemas na suspensão, os rolamentos e as pastilhas de freios alertando de que não estão bem. E novamente, vale a pena uma boa revisão automotiva para identificar o problema.
10 – Motor apresenta falhas
Caso você note que o carro perde força enquanto você dirige ou até mesmo começa a falhar, a causa disso pode ser um problema no coração, ou seja, no motor do veículo.
Combustíveis adulterados ou defeitos nos cabos e nas velas geralmente são os maiores culpados.
Saúde é importante, inclusive a do seu carro
Portanto, não espere que os problemas se tornem mais graves, faça visitas regulares na oficina da sua confiança. A Gaúcha Car é um exemplo de oficina que efetua excelentes serviços de revisão automotiva em Curitiba.