O período de férias se aproxima e chega a hora de pegar um mapa e decidir se o destino da viagem será o litoral ou um local com muito verde, trilhas e cachoeiras. Porém, antes de colocar o carro na estrada, é preciso estar atento para um detalhe básico: a revisão automotiva.
Conferir as malas, os documentos, os hotéis e os restaurantes é muito importante, mas nenhum planejamento de viagem é completo sem antes ser realizado um checkup do automóvel.
Quem quer uma viagem de ida e de retorno sem nenhum problema, a revisão de férias se torna parte do pacote para que tudo ocorra bem.
Quando se fala em revisão automotiva, é importante que ela seja feita bem antes do início da viagem. Desse modo, é possível detectar problemas o mais rápido possível e ainda ter tempo hábil para saná-los.
Um mês ou uma semana de antecedência já é um prazo adequado para a realização da revisão de férias.
A escolha da oficina mecânica certa
Além da importância de manter o carro revisado e preparado para a viagem, a escolha da oficina mecânica preparada para esse serviço é importante. Contudo, é fundamental que ela tenha uma equipe com profissionais capacitados e atendimento qualificado.
Outro ponto a ser levado em conta na hora de fazer uma revisão é conversar com o mecânico acerca de problemas que o carro apresenta com frequência.
Pode ser algum ruído incomum em determinadas situações, ou até mesmo a porta que teima em ser fechada de maneira adequada. Deixe tudo explicado para o mecânico, tornando o trabalho dele ainda mais eficiente.
O que deve ser priorizado na revisão de férias?
A revisão automotiva antes de uma viagem tem o objetivo de avaliar qual é a condição do seu veículo. Sendo assim, confira a seguir alguns dos itens que devem ser analisados com prioridade.
Pneus
Por estarem em constante contato com vários tipos de terrenos, desde asfaltos esburacados a trajetos com enormes pedregulhos, os pneus sofrem muito desgaste.
Se os pneus apontarem algum problema desse tipo, é arriscado rodar com eles, especialmente se for uma viagem longa. Além disso, as atuais condições de muitas estradas brasileiras podem detonar ainda mais os pneus.
No entanto, é importante lembrar também que é necessário trocar aqueles pneus que estiverem apresentando algum problema, pois na estrada os pneus são submetidos a temperaturas mais elevadas.
Diante dessa elevação da temperatura há um aumento da pressão e os pneus podem até mesmo estourar diante de condições extremas. Sendo assim, uma avaliação atenta antes de uma viagem avisa se eles estão ou não em condição de ir para a estrada.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é a calibragem dos pneus. A pressão inadequada deles pode resultar em desgaste. Além disso, a presença de bolhas é um mau sinal, pois anuncia que ele está prestes a estourar.
Alinhamento e balanceamento
Se um dia o seu carro passou por um buraco e sofreu um solavanco é bom ficar atento. Se um dia, na hora de estacionar você acidentalmente raspou a calçada, é bom também ficar atento quanto a isso.
Nem sempre o carro acusa os efeitos dessas batidas imediatamente. Em muitos casos, eles aparecem aos poucos, pode ser por meio de vibrações no volante ou ao notar que o automóvel puxa para um dos lados enquanto você dirige.
Volante vibrando e falta de estabilidade são típicos sintomas indicando que o carro necessita de uma checagem no alinhamento e balanceamento.
Sendo assim, é importante que para esse procedimento as rodas sejam devidamente verificadas, pois não há como garantir um alinhamento bem feito caso haja folgas entre elas.
Freios
O bom estado dos freios pode até mesmo salvar vidas. Por isso, todos os discos e pastilhas devem ser avaliados.
As mangueiras do freio, que suportam a pressão, devem estar em excelente estado. É bom também abrir o olho para os fluidos de freio, pois eles devem ser trocados a cada 10 mil KM.
Os freios são um dos principais pontos de segurança que devem ser priorizados em uma revisão de férias.
Sistema elétrico
Para viagens durante a noite ou sob intensa neblina, os faróis permitem uma boa visibilidade e até evitam acidentes.
A bateria também é outro item que se falhar durante a viagem certamente vai estragar todo o seu planejamento.
De uma maneira geral, a bateria tem uma durabilidade média que varia de 2 a 3 anos. A bateria é o componente que fornece energia para todos os sistemas elétricos do veículo.
Diante disso, detalhes de grande importância para um carro na estrada, como a iluminação, a sinalização e o motor de arranque, dependem do bom funcionamento da bateria, só para citar alguns exemplos.
Por essa razão uma boa revisão automotiva leva em conta as características do sistema elétrico. Dessa maneira você evita a possibilidade do automóvel apresentar uma pane no meio da viagem, afetando os seus principais componentes.
Itens de segurança
Há alguns itens que é bom ficar sempre no seu carro. Estamos falando do triângulo, do macaco hidráulico e da chave de roda. Eles são imprescindíveis caso ocorra algum problema durante a viagem.
Por isso, é bom incluí-los na revisão automotiva, pois com o tempo é normal que eles apresentem certo desgaste. O triângulo, por exemplo, caso for guardado de modo inadequado pode quebrar e deixar de ser útil justo na hora em que você mais precisar dele.
Motor
No caso do motor, a troca de óleo e dos filtros é importante. Para fazer uma boa revisão de férias, é preciso avaliar também outros componentes, tais como correia, filtros e velas de ignição.
Conclusão
Para você ter férias realmente inesquecíveis e não uma que você vai fazer questão de esquecer, o planejamento é fundamental. E a revisão automotiva faz parte desse planejamento.
Motor, fluido de freios, sistema elétrico, tudo que permite o bom funcionamento do veículo deve estar em ordem.
Portanto, para fazer uma boa revisão de férias, entre em contato com a gente. Nossa oficina possui um excelente atendimento e uma vasta experiência para tornar as suas viagens de férias mais tranquilas.