Horário de Funcionamento: Seg a Sex das 08:00 às 18:00

Ar-condicionado automotivo | Saiba como fazer a manutenção corretamente

Ar Condicionado

Ar-condicionado automotivo | Saiba como fazer a manutenção corretamente

Quando se trata de carros é importante falar de algumas peças que são fundamentais para o seu funcionamento e a segurança. Um desses cuidados se refere à manutenção de ar-condicionado de carro.

Imagine ficar em um engarrafamento sob o sol escaldante do verão brasileiro sem um ar-condicionado. Por essa razão, é que esse aparelho se torna importante até mesmo por uma questão de saúde do motorista e dos passageiros.

Outro ponto importante também se refere ao estado de conservação dos pneus que também é um quesito importante nesse aspecto, afinal, pneus de qualidade questionável e péssimo estado de conservação podem ocasionar até mesmo acidentes.

Agora voltando ao ponto do conforto, vamos detalhar mais o ar-condicionado automotivo. Quem mora em qualquer estado brasileiro sabe que em janeiro e fevereiro ele ganha ainda mais relevância.

Mas será que o ar-condicionado do automóvel é uma fonte de consumo enorme? Por quanto tempo ele deve ser utilizado e qual é a temperatura ideal?

Para responder tais perguntas é necessário compreender como ele funciona e como deve ser feita a correta manutenção de ar-condicionado de carro. Não custa lembrar que, assim como um ar-condicionado residencial, o do automóvel também necessita de cuidados e de higienização.

Os processos de limpeza são fundamentais para assegurar que o ar-condicionado automotivo não apresente problemas e, consequentemente, também seja útil para a sua saúde.

Um ar-condicionado sem os devidos cuidados de segurança e higiene podem comportar bactérias que causam problemas respiratórios e outros problemas para o seu organismo.

Como e quando fazer a manutenção de ar-condicionado automotivo

ar-condicionado de carroVocê sabia que se não trocar de maneira periódica o filtro anti-pólen do ar-condicionado do seu carro, ele terá dificuldade de funcionamento e ainda vai beneficiar a proliferação de ácaros?

Esse é apenas alguns dos bons motivos para você dar a devida atenção para alguns elementos fundamentais em relação a esse equipamento, tais como o conserto e a recarga de ar-condicionado.

De uma forma geral, o ar-condicionado de um automóvel apresenta alguns indícios de que precisa de manutenção. Os sintomas mais comuns, nesse caso, consistem na demora em resfriar o interior do carro, odor desagradável e irritação das vias nasais.

Por essa razão, vale conferir algumas dicas para você fazer a manutenção de ar-condicionado de carro corretamente e ter esse acessório funcionando de maneira segura. Confira!

Tenha uma rotina de higienização

A higienização do seu ar-condicionado é muito importante. Ou seja, ela é o passo básico para a longevidade do aparelho. Sem uma boa limpeza, o ar-condicionado se transforma no lar perfeito de fungos, ácaros e bactérias.

A higienização não é um procedimento muito complicado. Você mesmo pode realizar esse processo sem precisar levar o carro apenas para fazer o conserto do ar-condicionado automotivo. Para isso, é preciso realizar a troca do filtro de cabine pelo menos uma vez ao ano.

Se o seu carro está quase sempre andando por estradas de chão batido, fora do perímetro urbano, essa troca deve ser realizada mais de uma vez no ano.  Além disso, a tubulação também deve ser higienizada periodicamente.

Para efetuar a limpeza da tubulação, você pode contar com um spray antisséptico. Eles podem ser encontrados em estabelecimentos especializados em produtos automotivos ou em determinadas oficinas mecânicas que trabalham com manutenção de ar-condicionado de carro.

Hoje em dia, é possível encontrar no mercado vários tipos de sprays higienizadores para a limpeza dos dutos do ar.

Saiba que o ar-condicionado não tem que funcionar apenas no verão
ar-condicionado de carro

É verdade, por mais que um carro com ar-condicionado seja o paraíso na terra durante os dias mais intensos de verão, é importante ter em mente que o aparelho também deve ser ligado em alguns dias de inverno.

Entretanto, é fundamental que o ar-condicionado automotivo funcione nem que seja por alguns instantes, pois ele é constituído por vários elementos que necessitam de lubrificação e que serão danificadas caso se mantenham inativos por período prolongado.

Sendo assim, é fundamental se lembrar de acioná-lo por pelo menos duas a três vezes por mês, nem que seja por breves instantes, tais como de três a seis minutos.

Além disso, o aparelho contém vários componentes, como, por exemplo, mangueiras, conexões, compressor, filtros, polias, termostato e válvulas.

Caso você verifique que há algum superaquecimento ou suspeita de vazamento, é preciso ir rápido a uma oficina especializada e solicitar o conserto de ar-condicionado automotivo.

Desligue o ar-condicionado pouco antes de chegar ao destino

Para assegurar que o ar-condicionado do seu carro não seja invadido por fungos e demais micro-organismos, desligue o compressor por pelo menos 10 minutos antes de chegar ao seu destino.

Nesse caso, mantenha apenas o ventilador em funcionamento. Esse procedimento tem o intuito de secar aqueles resquícios líquidos da condensação e diminuir a capacidade de proliferação de ácaros e fungos no interior do sistema.

Sofrer com o calor ou sofrer no bolso diante do consumo elevado? Essa é a pergunta que muita gente faz quando coloca no papel a relação conforto versus preço elevado.

Esse consumo exacerbado não é um mito, mas sim um fato. Ele ocorre porque o motor tem que realizar também o movimento do compressor do ar-condicionado.

No entanto, é sempre bom estar atento para o fato de que há vários outros fatores que contribuem para o aumento de consumo. Alguns deles consistem na maneira de como o proprietário usa o automóvel.

Porém, existem métodos práticos que podem ser realizados para reduzir esse consumo exacerbado. O mais eficiente, nesse caso, é ligar e manter a temperatura em condições ideais e equilibradas.

Sendo assim, no inverno você não precisa transformar o seu carro em um forno e no verão não há a necessidade de transformá-lo em um freezer. O ideal é sempre manter um equilíbrio de temperatura.

Posto isso, a temperatura ideal para se regular o ar-condicionado se mantém em torno 22ºC e 23ºC. A garantir essa regulagem você automaticamente não forçará a capacidade excessiva do compressor e não gastará com o conserto de ar-condicionado automotivo.

Além disso, agir assim não vai provocar também um exagerado consumo de combustível, garantindo não apenas o uso saudável desse equipamento, mas também o uso ideal, sem exigir demais dele.

Os tipos de ar-condicionado automotivo

A tecnologia que abrange o ar-condicionado automotivo não se resume a apenas um tipo de modelo. Hoje em dia é possível contar com vários modelos o acessório. Veja alguns deles a seguir.

Modelo manual ou analógico

Aqui temos o tipo mais básico, pois esse modelo de ar-condicionado possui como uma das principais características o modo como é realizada a regulagem da temperatura, que é efetuada pelo comando que vai da escala azul até a vermelha.

Aí nesse caso, a utilização da cor azul e vermelha serve, respectivamente, para designar a temperatura fria e quente.

A desvantagem desse modelo reside no fato de que não há como determinar o valor preciso da temperatura no interior do veículo. Sendo assim, a regulagem vai até a sensação térmica que seja mais adequada e saudável para o motorista e demais passageiros.

Modelo digital

Ele é semelhante ao modelo anterior, porém a grande vantagem em relação ao manual é possibilidade que ele possui de controlar a temperatura de um modo preciso.

Com isso, você tem totais condições de saber, em números, o clima ideal para o espaço interno do seu veículo.

Modelo digital automático

Este modelo conta com uma grande vantagem: regular de maneira automática a velocidade do fluxo de ar que vai passar pelos dutos. Além disso, ele também permite regular a temperatura do automóvel conforme a necessidade dos ocupantes.

Isso possibilita uma melhor distribuição do ar no interior do veículo. Ele pode regular ao mesmo tempo a mudança no fluxo de ar, para que dentro do automóvel não ocorra mudanças acentuadas na temperatura.

Modelo automático de duas zonas

Também conhecido por Dual Zone, esse tipo de modelo de ar-condicionado automotivo permite regular temperaturas distintas tanto para o motorista quanto para o passageiro que ocupa o banco da frente ao lado.

Dependendo do tipo de modelo do ar-condicionado de Duas Zonas, eles apresentam também um duto de ar adequado para os passageiros que estão localizados no banco de trás. Mesmo com isso, eles apenas não apresentam regulagem de temperatura.

Modelo Digital Automático Três ou Quatro Zonas

Eles denotam algumas semelhanças com o ar-condicionado automotivo de duas zonas, inclusive, vale destacar que o modelo com três zonas também conta com uma regulagem de temperatura independente para os passageiros que ocupam o banco de trás.

Já no modelo que apresenta quatro zonas, também conhecido quadrizone, existem duas regulagens que são independentes para os passageiros sentados nos bancos traseiros dos veículos.

Conclusão

Diante do clima típico que predomina nas várias regiões do nosso país, um ar-condicionado no carro não se torna apenas um mero adereço. Ele é encarado, acima de tudo, como um detalhe fundamental para a garantia do conforto dos passageiros.

Nesse aspecto, saber como utilizar esse equipamento da melhor maneira possível, evitando o consumo excessivo e o próprio desgaste do ar-condicionado, se mostra muito importante.

Por esse motivo que conhecer procedimentos simples de manutenção de ar-condicionado de carro é fundamental para os motoristas que querem unir conforto e gastar pouco.

Deixe um Comentário

Últimos posts

Categorias

Navegação

Orçamento:

Gaúcha Car Tudo para seu BMW!

Entre em Contato:

Open chat
1
Venha solicitar um orçamento sem compromisso!