Correia Dentada – Entenda para que serve e a sua importância nos veículos
Já experimentou abrir o capô do seu carro enquanto o motor está funcionando? Se você fizer isso, poderá visualizar entre várias peças a presença uma correia que gira conectada às polias e tensores.
Saiba que se o motor e os demais componentes desse sistema funcionam com a sincronia de um relógio suíço, é por causa dessa tal correia: a famosa Correia Dentada.
Não é por acaso que os mecânicos, de uma forma geral, a consideram uma das peças essenciais de um veículo, visto que o objetivo dela é garantir a sincronia no funcionamento do motor.
Qual a função da Correia Dentada afinal?
A Correia Dentada trabalha possibilitando a sincronia do virabrequim com o comando de válvulas. Isso permite a atuação correta das peças, evitando que o pistão e as válvulas se choquem entre si.
Além do mais, ela também permite que as válvulas de admissão e de escapamento possam ser fechadas e abertas nos instantes certos, isso possibilita com que todos os componentes do sistema atuem de modo equilibrado e com bom desempenho.
A falta de sincronia entre as peças compromete o funcionamento adequado do veículo e traz uma série de problemas com o passar do tempo.
No caso da Correia Dentada, se ela arrebentar, é possível afirmar que o motor do veículo se torne incapacitado de trabalhar. Sem ela, o motor perde o sincronismo e as demais peças, bielas, válvulas e pistões, ficam desajustadas.
Vale mencionar também a ocorrência de outros problemas, tais como polias gastas e desalinhadas. Além disso, se a Correia Dentada arrebentar justamente enquanto o motor estiver em funcionamento, prepare o seu bolso, pois os danos ao seu veículo serão enormes e os custos também.
Mantenha a Correia Dentada funcionando bem
Agora que você sabe o quanto a Correia Dentada é importante para o seu veículo, é importante ficar a par dos cuidados capazes de mantê-la “saudável” e trabalhando bem.
Seja cuidadoso
Ser um motorista cuidadoso e responsável já é o primeiro passo para garantir a longevidade da Correia Dentada. Sendo assim, se você não efetua mudanças bruscas de marcha e evita fazer o carro “pegar no tranco”, a sua correia agradece.
Nada de “cantar pneu”
Outro conselho também é evitar fazer o que popularmente os motoristas chamam de “cantar pneu”. Essas derrapadas, além de danificarem os próprios pneus por causa do atrito, exercem uma forte pressão nas embreagens, resultando em danos na Correia Dentada.
Cuidado ao comprar uma nova Correia Dentada
Caso a Correia Dentada seja arrebentada, o rendimento do motor será afetado de maneira significativa, pois é essa peça que mantém as outras funcionando em sincronia. Aí vem também outra questão importante: cuidado ao comprar a Correia Dentada substituta.
Hoje em dia é bom prestar bem atenção para não se deparar com correias falsificadas, pois elas com certeza vão acarretar danos ainda maiores para o seu veículo e também para o seu bolso.
Atente-se ao período de troca
Por esse motivo é bom ficar atento para o período de troca dessa peça. Ainda que você dirija com responsabilidade, o tempo pode se encarregar de promover o desgaste dela. Posto isso, preste atenção no prazo de validade e na hora de efetuar a sua substituição.
Na maioria dos veículos, o prazo de validade da Correia Dentada compreende o período de três anos ou o equivalente 50 mil quilômetros. Caso o seu carro já tenha superado esses prazos, é aconselhável substituir a correia e, o mais importante: a troca deve ser feita pelas mãos de um profissional.
Ademais, é sempre bom saber que os problemas que afligem a Correia Dentada, na maioria das vezes, chegam de forma silenciosa. Os sintomas de falhas nessa peça surgem quando ela está prestes a romper, pegando muitos motoristas desprevenidos.
Por isso, na maioria das vezes, quando é possível escutar um ruído forte na região do motor aí o motorista já tem um indício que já está demais. A Correia Dentada provavelmente chegou ao seu limite.
A importância dos serviços de revisão automotiva
Pelo fato de que, na maioria dos casos, os problemas apresentados pela Correia Dentada não são perceptíveis, é importante solicitar a revisão dessa peça. Tal revisão pode ser feita durante algum check-up geral do seu veículo.
O ideal é a realização da revisão não apenas da Correia Dentada, mas do seu sistema como um todo. Esse sistema, composto também pelas polias e válvulas, é conhecido pelos profissionais de mecânica como “Sistema de Transmissão de Força”.
A revisão efetuada por mecânicos especializados vai apontar se há ou não algumas irregularidades na Correia Dentada e demais componentes. Além disso, é válido destacar que a troca da Correia Dentada deve ser efetuada sempre utilizando as ferramentas apropriadas.
A razão disso se deve pelo fato de que o sincronismo do motor vai depender da inserção correta da correia na posição ideal. Isso vai possibilitar que as peças se mantenham nas posições adequadas e garantam o bom desempenho do automóvel.
Como saber quando é a hora de trocar a Correia Dentada?
Existem marcações que deixam bem nítidas a posição de peças importantes, tais como do virabrequim e de todas as polias que constituem o sistema. Enquanto há ferramentas que, caso mal colocadas, podem travar as peças.
Por isso, o mais recomendado, quando se trata da troca ou revisão da Correia Dentada, é deixar essas tarefas para quem realmente domine o assunto.
Os métodos de revisão da Correia Dentada são realizados por meio do acompanhamento da quilometragem ideal e também mediante as ferramentas aptas para esse serviço.
Ao fazer uso dos procedimentos adequados de revisão, o mecânico vai ter plenas condições de identificar o estado da correia, promovendo assim as manutenções caso sejam necessárias.
Correia Dentada, sem ela o seu motor não consegue trabalhar
É a Correia Dentada que assegura a sincronia perfeita entre as válvulas, os pistões e outras peças importantes que constituem o sistema do motor. Qualquer problema que ela apresentar vai trazer uma série de prejuízos para o seu carro.
Por causa disso, efetuar a revisão automotiva nos períodos recomendados é a melhor maneira de manter essa peça em bom estado.
E quando se fala em revisão da Correia Dentada, entre em contato com a Gaúcha Car, a oficina mecânica que conta com profissionais qualificados e uma excelente infraestrutura, apta a fazer o melhor serviço para você.