Horário de Funcionamento: Seg a Sex das 08:00 às 18:00

Luz de injeção acesa – Fique atento para isso

Luz de injeção acesa – Fique atento para isso

oficina de bmw

O seu carro possui maneiras de dizer que não está muito “bem de saúde”. Dependendo do tipo de problema, o aviso pode ser um ronco estranho no motor, dificuldade para fazer funcionar ou até mesmo o volante se tornando mais duro.

Contudo, é importante ficar atento para esses e outros sintomas. Um deles, por exemplo, é o da luz da injeção acesa. A injeção eletrônica, assim como todos os outros detalhes do seu veículo, deve estar em ordem para garantir o bom funcionamento do carro e também a segurança.

Por essa razão, nesse artigo, você vai ficar por dentro a respeito do significado da luz de injeção acesa e o que fazer caso isso ocorrer. Confira os tópicos!

Luz acesa, problemas à vista

Quem aí é das mais antigas e aprendeu a dirigir durante a década de 90, provavelmente já ouviu falar em uma peça chamada carburador.

No entanto, o tempo passou, os modelos evoluíram e o carburador, assim como os games de 16 bits, fitas K7 e outras relíquias, ficaram no passado. A injeção eletrônica substituiu o carburador, com o objetivo de trazer economia e melhor desempenho para o motor.

Nos modelos mais modernos, tudo o que está relacionado com a injeção eletrônica tem a ver com um pequeno símbolo desenhado no painel do automóvel. Esse símbolo tem o formato de um motor e, se ele está aceso, é bom prestar atenção.

Logo que o motorista insere a chave na ignição e gira, a luz da injeção se acende. Isso ocorre para indicar que a luz está funcionando como deve ser. Caso o motorista repare que ela não acende quando o carro é ligado, talvez ela esteja queimada.

Entretanto, é importante que depois de dada a partida, a luz da injeção se apague. Caso ela permaneça acesa ou pisque, então isso é um indício de que o seu motor está pedindo ajuda. A luz da injeção eletrônica acende em marcha lenta ou acelerando.

Da mesma forma, a luz pode ser amarela ou vermelha, dependendo do modelo do veículo.

Os principais problemas que a luz de injeção acesa indica

Existem alguns motivos que deixam a luz de injeção acesa. Eles possuem relação com os componentes do sistema de alimentação do motor.

Entre eles estão defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores. Algumas outras falhas, como no catalisador ou na sonda lambda, que é o sensor capaz de realizar a leitura dos gases de escape, também acendem ou fazem piscar a luz da injeção no painel.

Outro problema no automóvel é o mau contato em sensores. Ele também pode fazer com que a luz de injeção se acenda. Normalmente esse mau contato surge após lavar o motor do carro.

Vale salientar ainda que mesmo com a luz acesa indicando tais problemas, o seu carro ainda pode andar. Porém, não é aconselhável deixar esse problema se prolongar, pois os danos no veículo e, consequentemente no seu bolso, serão ainda maiores.

O caminho ideal para não ver mais a luz de injeção acesa ou piscando é um só: visitar o seu mecânico de confiança. Ele é o profissional capacitado para efetuar um diagnóstico preciso do problema e encontrar a solução.

Após os problemas devidamente sanados, a luz da injeção eletrônica deve se normalizar e o bom desempenho do automóvel será restabelecido.

Como funciona a injeção eletrônica

 Quando o antigo sistema de carburador foi substituído pela injeção eletrônica, o meio ambiente respirou mais aliviado, pois ela permite reduzir de maneira significativa a emissão de gases poluentes no ar.

A injeção eletrônica obtém esse resultado pelo fato de conseguir enviar combustível para o motor do carro de maneira equilibrada. Essa dosagem certa de combustível e ar é possível devido a um chip eletrônico.

Com o envio de combustível e ar de forma equilibrada, o veículo ganha mais desempenho, reduz a capacidade de poluição e ainda se torna mais econômico.

A injeção eletrônica é composta por sensores que avaliam o funcionamento do motor e enviam as informações para uma central. Ela também conta com componentes chamados de atuadores, responsáveis por corrigir o ponto de ignição e o comando das válvulas.

Há também a central de informações, ou centro de comando, que gerencia o funcionamento do motor e traz dados importantes a respeito dos padrões de fabricação do carro.

Para assegurar por um bom tempo o funcionamento correto da injeção eletrônica, é importante evitar andar com combustível de má qualidade, fazer o carro “pegar no tranco” e também andar com o tanque na reserva.

Entenda os sinais do seu carro – A luz de injeção acesa é um deles

 O que ele mostra no painel é o que está acontecendo lá no meio das peças e engrenagens, partes do seu veículo que normalmente são vistas por quem entende do assunto: os mecânicos profissionais.

A luz de injeção acesa aparecendo por muito não é um bom sinal. Portanto, se isso acontecer, entre em contato com a Gaúcha Car, a oficina mecânica em Curitiba reconhecida pela qualidade dos serviços e do atendimento.

 

Deixe um Comentário

Últimos posts

Categorias

Navegação

Orçamento:

Gaúcha Car Tudo para seu BMW!

Entre em Contato:

Open chat
1
Venha solicitar um orçamento!