Você com certeza não vai querer deixar o seu automóvel nas mãos de profissionais inexperientes. Por isso, o primeiro passo para garantir os cuidados necessários ao seu carro é ter à disposição uma boa oficina mecânica.
É graças a esse tipo de serviço que o seu veículo poderá rodar com a segurança e o desempenho necessário, tanto no ambiente urbano quanto nas estradas.
Um serviço mal feito no seu veículo, além de custar caro para o seu bolso, também pode comprometer a sua integridade física. Imagine um freio mal revisado, uma roda mal colocada ou um motor com problemas. Esses são apenas alguns dos ingredientes capazes de provocarem acidentes.
O ideal é que para evitar qualquer transtorno, você tenha confiança total nos profissionais responsáveis por manter o seu veículo em ordem. Diante disso, saber como escolher a oficina mecânica ideal para o seu carro se torna fundamental.
Cair nas garras de serviços picaretas resultam em uma série de problemas que vão causar muita dor de cabeça.
As principais características de uma boa oficina mecânica
Na hora de procurar uma oficina mecânica de qualidade, existem alguns critérios básicos que devem ser levados em consideração. Só assim você não vai se meter em verdadeiras roubadas, levando seu carro para um local capaz de trazer mais problemas ao invés de saná-los.
Sendo assim, confira a seguir algumas das características que separam o bom trabalho do ruim.
Atendimento moderno e qualificado
Na era da internet e dos aplicativos, é fundamental que a oficina seja antenada com o que há de mais atual em tecnologia. Veja se o site do estabelecimento traz todas as informações que você busca.
Vale destacar também que outros recursos, como o Google Meu Negócio, por exemplo, facilitam que os clientes tenham acesso a várias informações referentes aos serviços prestados.
Hoje em dia, quanto mais canais de atendimento a oficina disponibilizar para os seus clientes, mais ágil será a realização dos serviços.
Além disso, um bom atendimento é caracterizado diante de uma boa estrutura interna. Posto isso, avalie também se o ambiente proporciona conforto, com instalações adequadas tanto para os profissionais quanto para os clientes.
Avalie também se o estabelecimento apresenta uma boa conservação, se é higienizado e devidamente organizado.
O ambiente interno deve ser agradável e com boa iluminação. Procure analisar também a qualidade dos equipamentos, pois é fundamental que eles apresentem um bom estado de conservação.
É importante também que todas as ferramentas de trabalho sejam colocadas em lugares específicos, assim como as peças e os demais materiais dos automóveis.
Tudo dentro da lei
Para você não cair em nenhuma cilada, é importante que a oficina tenha a documentação necessária para poder prestar os seus serviços.
Uma boa oficina mecânica comprometida com a qualidade e a seriedade do trabalho deve possuir alvará de funcionamento da prefeitura e toda e qualquer documentação exigida.
Será que ela possui atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros? Conta com licença ambiental para poder atuar? Será que ela tem CNPJ? Tais perguntas são necessárias para avaliar a credibilidade do estabelecimento.
Sempre faça um orçamento
Você, como cliente, possui o direito de solicitar um orçamento formal onde sejam apresentados todos os serviços que serão solicitados, mencionando também quais as peças apresentam defeito e o que deve ser realizado no veículo.
Saiba quais são realmente os serviços prestados
É uma boa ideia verificar se a oficina mecânica possui plena autonomia e capacitação em todos os serviços que ela diz oferecer.
Diante dos serviços terceirizados, por exemplo, verifique se ela demanda o mesmo nível de qualidade do que é realizado dentro da própria empresa.
Além disso, caso necessário, é importante que um colaborador explique de forma bem detalhada todos os reparos que devem ser realizados no veículo quando o orçamento for apresentado, sanando toda e qualquer dúvida que o cliente possuir.
Outro aspecto importante é a garantia dos serviços prestados. Consulte se a oficina mecânica oferece certificado de garantia. Caso ofereça, qual é o prazo estipulado.
Boas referências
Ouvir o que outros clientes têm a dizer em relação ao trabalho da oficina é muito importante, especialmente clientes que você conhece e confia.
No entanto, para não ficar restrito ao círculo de convívio do dia a dia, consulte outras fontes de avaliação, principalmente nos meios online.
Sendo assim, procure saber o que os clientes estão falando a respeito da oficina nas redes sociais e na internet de uma forma geral.
Outro ponto de referência bastante válido e importante é o site Reclame Aqui. Esse site, em termos de avaliação de serviços de empresas, é um dos que mais possui credibilidade na atualidade.
A qualidade dos equipamentos
Leve em consideração os serviços que a oficina se compromete a oferecer, os tipos e a qualidade das ferramentas utilizadas para o trabalho também servem como parâmetro de avaliação.
Se a especialidade da oficina é a revisão e a manutenção da parte elétrica do automóvel, é possível solicitar uma explicação sobre como e quais são as ferramentas utilizadas no processo.
O mesmo vale para outros serviços, como troca de pneus ou pintura. É fundamental que os equipamentos sejam bem utilizados pelos profissionais envolvidos.
Conclusão
Quem quer cuidar bem do carro, deve deixá-lo com quem realmente entende do assunto. Portanto, se você procura uma oficina mecânica em Curitiba apta a fazer um trabalho da mais alta qualidade, deve entrar em contato com a Gaúcha Car.
Quer verificar o estado de conservação dos pneus? Efetuar uma troca de óleo? Revisar o filtro do ar-condicionado? Todos esses, além de outros serviços, a Gaúcha Car realiza com a máxima competência.
Por tudo isso, o nosso centro automotivo é a opção ideal, pois temos vasta experiência em manutenção automotiva, realizando sempre os melhores serviços com profissionalismo e ética.