Quais os malefícios que os combustíveis de má qualidade podem causar em seu veículo
Sabe aquele famoso ditado que diz “o barato pode sair mais caro”? Pois então, quando o assunto é o seu carro, especialmente o combustível utilizado, esse ditado se mostra muito verdadeiro.
Muitas vezes, com o intuito de economizar, muitos motoristas não levam em conta a qualidade do combustível. O resultado disso são problemas que afetam o veículo tanto a longo quanto a curto prazo.
A lógica é simples: assim como o seu organismo vai reagir mal caso você consuma água poluída para saciar a sede, o seu carro também vai sofrer as consequências ao entrar em contato com gasolina ruim.
Combustíveis de procedência duvidosa irão afetar vários aspectos do veículo, principalmente o desempenho do motor.
Vários sintomas apontam que algo não vai bem no combustível que o seu automóvel consome. Entre eles estão algumas anormalidades na hora de colocar o carro para andar, pois se torna mais difícil dar a partida.
Além disso, se você reparar que o motor apresenta ruídos, falhas cada vez mais constantes e demora na mudança das marchas, fique atento, pois tais defeitos podem ser os resultados do combustível ruim que você dá para o seu carro beber.
Vale salientar também que o consumo prolongado de combustível de má qualidade piora ainda mais a performance do seu automóvel.
Sendo assim, o carro começa a engasgar com mais facilidade, sofre perda de potência, surgem dificuldades para aceleração e o consumo aumenta de maneira considerável. Além disso, carros à gasolina, álcool ou flex podem sofrer com as consequências de combustíveis ruins.
Como o seu carro pode ser prejudicado com combustíveis ruins?
Aqui vão os malefícios que o combustível de má qualidade traz para o desempenho do seu carro. Fique esperto!
Defeito na mangueira do combustível
A presença de gasolina ruim em seu carro pode gerar vários transtornos, inclusive defeitos na mangueira do combustível. A presença constante de combustível adulterado e de péssima qualidade no tanque pode resultar no derretimento gradativo da mangueira.
Acendimento da luz da injeção
Quando a gasolina não é lá muito boa, aquela luz amarela presente no painel do carro passa a acender com mais frequência. Ela quer alertar que o sistema de injeção tem dificuldades para realizar a mistura perfeita para a queima do combustível.
Carburador entupido
O carburador é a peça que alimenta o motor de combustão, regulando a dosagem de combustível e ar no motor.
Hoje em dia ele não faz parte de muitos modelos novos de automóveis, mas no caso de veículos que ainda o utilizam, o bom funcionamento do carburador pode ficar comprometido diante de uma gasolina ruim, inclusive sofrendo com o entupimento.
Prejuízo nas velas de ignição
Ela é um componente elétrico, sendo uma das peças mais importantes para o funcionamento do seu veículo. Essa vela gera a faísca que resulta a ignição da mistura entre ar e combustível presente nos cilindros do motor.
Um combustível de péssima qualidade traz prejuízos para esse componente, sobrecarregando o seu funcionamento e gerando dificuldades para acionar a partida do carro.
Problemas no óleo do motor
Abastecer com gasolina ruim também gera transtornos para o óleo, ocasionando problemas como desgaste e vazamento. Quando o óleo do motor não vai bem, a lubrificação das peças internas não é feita de maneira adequada e o funcionamento do automóvel é comprometido.
Prejuízos financeiros
O combustível de má qualidade vai provocar o aumento de consumo do automóvel e também o defeito das peças fundamentais do seu carro. Essa combinação é perfeita para você gastar mais do que deveria com o veículo.
Como proceder após descobrir que o seu carro foi abastecido com combustível ruim
Após verificar que os sintomas mencionados acima são causados pela presença de combustível de má qualidade, é imprescindível que você tome providências para evitar que os problemas ganhem contornos ainda mais graves.
Vale destacar que, em muitos casos, o motorista só se dá conta do prejuízo depois de muito tempo que o carro passou a consumir combustível impróprio.
A estimativa é a de que depois de quatro tanques completos de combustível de qualidade duvidosa o motor vai demonstrar os problemas mais sérios e que resultarão em muito mais incômodos e gastos financeiros.
Caso o automóvel apresente falha imediata depois do abastecimento, vá atrás de uma oficina bem estruturada e de confiança. Lá serão adotados os procedimentos corretos para a remoção do combustível ruim do tanque, evitando mais falhas e problemas.
Após esse procedimento é necessário abastecer com etanol ou gasolina aditivada em um posto da sua confiança. Com isso, o novo combustível tem condições de auxiliar a limpar o motor e outras peças que foram expostos ao produto de péssima procedência.
Em situações mais graves, é recomendada a retirada do tanque de combustível para uma limpeza mais eficiente e para facilitar a remoção dos resíduos que ficam impregnados no motor e podem prejudicar a sua alimentação.
Caso o veículo tenha circulado por um longo tempo utilizando o combustível ruim, é fundamental que você providencie uma revisão completa das estruturas mecânicas.
Além disso, fique com um pé atrás ao se deparar com combustível de preço muito abaixo da média. Lembre-se que a busca pelo mais barato pode custar mais caro depois. Contudo, não esqueça de abastecer sempre num posto de sua confiança.
Entretanto, é importante saber, inclusive, que a ANP – Agência Nacional do Petróleo – emite um documento que comprova a qualidade dos postos devidamente regularizados. Nesse caso, você pode solicitar esse certificado para o frentista na hora do atendimento.
Da mesma forma, também é possível pedir para a equipe do posto um teste que comprove a qualidade do combustível, e, se o posto se recusar a fazer esse procedimento ou alertar que não possui o referido equipamento, não abasteça.
Conclusão
A qualidade do combustível é fundamental para o bom funcionamento e a longevidade do seu carro, bem como evita que você tenha problemas financeiros.
Por essa razão, procure sempre postos e oficinas de qualidade comprovada, que faz questão de utilizar sempre peças, suprimentos, óleos e materiais originais na realização dos serviços.
Aqui na Gaúcha Car nós mantemos o comprometimento com a qualidade de todos os serviços prestados aos nossos clientes. Só usamos peças genuínas e suprimentos de primeira linha para que os veículos sempre estejam em seu pleno funcionamento.
Por fim, a qualidade e a procedência sempre devem ser os diferenciais na hora de você optar pela empresa ideal quando o assunto é a mecânica do seu carro.