Conheças as principais características desses veículos
Hoje em dia se você dirige uma SUV, uma van ou uma caminhonete, então você tem em mãos o que chamamos de veículos de diesel leve, um tipo de veículo bastante restrito em nosso país.
Isso porque desde a década de 70 vigora uma lei no Brasil que impede a comercialização de carros de passeio com motorização a diesel.
Os motivos para isso é que, naquele período, os carros movidos a diesel eram muito poluentes, dotados de um alto teor de enxofre, com motor nada silencioso e também não demonstravam um bom desempenho.
Além disso, os anos 70 foram marcados com a crise do petróleo. Isso foi um empurrãozinho a mais para que essa lei fosse adotada.
Quais os principais veículos de Diesel Leve da atualidade
Atualmente os veículos a diesel que estão rodando nas ruas e estradas brasileiras são apenas vans, caminhonetes, ônibus, caminhões e pickups com carga útil acima de mil quilos.
Alguns exemplos que você pode ver por aí e que estão liberados a utilizarem o diesel são a Ford Ranger na versão XLS, a Volkswagen Amarok, a Toyota Hilux e o Jeep Renegade.
1 – Pickup diesel
As pickups são veículos de grande porte, perfeitos para quem frequentemente tem que rodar por terrenos íngremes e estradas de chão batido.
Como atualmente há modelos variados de pickups, com visuais e cores voltadas para os mais variados gostos e estilos, elas são subdivididas em categorias que levam em conta o tamanho e capacidade de carga. Sendo assim, confira algumas subcategorias das pickups.
Leves
Elas são modelos mais compactos e que se adaptam muito bem no meio urbano. Um exemplo disso é a Fiat Toro.
Quando o assunto é a sua capacidade de carga, tais pickups possibilitam o transporte de até uma tonelada. Em relação à motorização, a maioria dos modelos é equipada com propulsores Flex 1.6 ou 1.8.
Porém, há aquelas que são movidas a diesel. A Fiat Toro é de novo mais um exemplo nesse caso.
Médias
Apresentam maior capacidade de carga. Alguns exemplos compreendem a Toyota Hilux e a Chevrolet S10, que são veículos adaptados para terrenos de acesso mais difícil e estradas rurais.
Muitas delas podem ostentar cabines duplas ou estendidas. Isso aumenta a capacidade de carga e também a quantidade de passageiros ocupantes. Algumas apresentam motores a diesel.
Grandes
Essas são raridade em solo brasileiro e são mais populares nos Estados Unidos. Alguns exemplos de pickup grande são a Silverado e a Dodge Ram 2500.
Manutenção de Pickup diesel e caminhonetes
Na hora de realizar a manutenção e a revisão de uma pickup é importante deixá-la nas mãos de quem entende do assunto.
Por isso, poder contar com uma auto mecânica diesel de confiança é fundamental nesse momento. Além disso, as manutenções e os checkups devem estar de acordo com as recomendações da montadora do veículo.
A troca do óleo também deve ser realizada conforme aponta o manual de manutenção do veículo ou logo depois de trafegar por terrenos alagados. A água pode gerar danos ao lubrificante.
As molas e amortecedores de uma pickup também devem ser revisados, ainda mais quando ela anda demais em terrenos esburacados. Sendo assim, é bom verificar algumas peças essenciais, como a bandeja de suspensão, freios e eixo cardan.
Contudo, é importante também prestar muita atenção a ruídos agudos quando o motorista realiza curvas, pois isso pode ser problema na suspensão.
Mas e quanto à caminhonete a diesel? Ela também necessita de uma boa revisão por profissionais capacitados. De acordo com a lei, as caminhonetes são veículos aptos a transportarem até 3500 quilos, contando com os passageiros mais a carga.
Quando for necessária a manutenção e a troca de óleo diesel desses veículos, é importante ter à disposição uma oficina mecânica para vans e caminhonetes.
2 – SUV diesel
A sigla SUV se refere a Sport Utility Vehicle, cujo a tradução é Veículo Utilitário Esportivo. Com o tempo os SUVs foram evoluindo e hoje contam com diferentes modelos e características. Alguns deles são movidos a diesel.
Apesar das mudanças e inovações no design, algumas características são fundamentais para um carro entrar na categoria de SUV. Alguns atributos são possuir um ângulo de ataque de, no mínimo, 23º, enquanto o ângulo de saída deve ser de, no mínimo, 20º.
Alguns exemplos de veículos SUV que você pode ver nas ruas são: o Nissan Kicks, o Toyota Hilux SW4, o Jeep Renegade Custom e o Renault Duster Expression.
A manutenção de um SUV diesel
Quem tem um SUV diesel deve estar atento para a revisão adequada do veículo. No caso do Jeep Renegade, por exemplo, a versão flex exige revisões feitas a cada 12 mil quilômetros ou a cada 12 meses, dependendo da situação.
Por outro lado, na sua versão a diesel, o ideal é que a revisão seja efetuada a cada 20 mil quilômetros ou a cada 12 meses, ou o que ocorrer primeiro.
A manutenção do veículo deve ser realizada por profissionais capacitados para tal atividade. Posto isso devem ser avaliados itens importantes do carro, como por exemplo, a suspensão, a parte elétrica e também o óleo.
O combustível utilizado deve ser de qualidade para evitar problemas no motor e na hora de dar a partida.
Mecânica para vans e caminhonetes a diesel em Curitiba
Em se tratando de veículos de diesel leve em geral, é fundamental saber que eles possuem algumas características que os diferenciam de outros carros. É por isso que é bom ter sempre à disposição uma mecânica para vans, caminhonetes e outros tipos de veículos a diesel.
Um exemplo disso é a Gaúcha Car, que é uma auto mecânica diesel de Curitiba especializada em veículos dessa linha.
A Gaúcha Car possui uma excelente infraestrutura, bem como profissionais altamente qualificados para a realização de checkups, consertos, troca de óleo e tudo mais que o seu veículo a diesel precisa.
Conclusão
Apesar da lei que restringe no Brasil a utilização do óleo diesel, alguns modelos de SUVs e pickups ainda são bastante populares e requisitados pelos consumidores, seja pelo desempenho ou pelo valor estético.
Portanto, se você possui (ou pretende ter) na garagem um veículo de diesel leve, não esqueça de solicitar os serviços da Gaúcha Car na hora de revisar e trocar o óleo.