Entre os vários transtornos que a pandemia trouxe para o nosso dia a dia, um deles é sentido pelos motoristas. O distanciamento social limitou saídas, passeios e viagens. Isso tudo obrigou os carros a passarem mais tempo na garagem.
Um carro foi feito para rodar e as consequências da falta de uso não são boas. Pneus e engrenagens sofrem diante do longo período de férias forçadas. O mesmo vale para a bateria.
Felizmente é possível amenizar as consequências mesmo sem desrespeitar as medidas de distanciamento. Sendo assim, nesse artigo, trazemos alguns tópicos bem interessantes a respeito do assunto. Confira mais a seguir.
A bateria também sofre sem utilização
É importante salientar antes de tudo que a bateria é uma peça perecível. Ela possui uma longevidade limitada. Por era razão se torna fundamental adotar alguns cuidados capazes de otimizar a durabilidade, porém não há nada que a faça durar por muitos anos.
A bateria do automóvel é uma peça de característica eletroquímica. Ela possui uma função conhecida como descarga espontânea. Diante da falta de uso, é normal que o componente demonstre redução da capacidade de partida ao longo do tempo.
Caso esteja em um bom estado de conservação, uma bateria tem condições de suportar a falta de uso por vários dias, ainda que os cabos estejam ligados.
Diante disso, caso o carro rode por pelo menos uma ou duas vezes por semana, será difícil que a bateria fique completamente sem carga. A inutilização apenas vai ocorrer caso ela já esteja em “fim de carreira”.
No entanto, a durabilidade da bateria não é exatamente algo preciso. As estimativas de tempo que uma bateria aguenta com o carro permanecendo muito tempo parado são muito difíceis de afirmar com exatidão.
São diversos os fatores envolvidos nessa variável. Eles incluem até mesmo as características do clima, pois a temperatura tem importante atuação nas reações químicas que ocorrem no interior da bateria.
Se você aí conhece o inverno no sul do Brasil, já deve ter reparado que é difícil fazer o motor pegar nos dias mais frios, não é mesmo? O calor também é um vilão. Quanto menos exposto ao sol o carro ficar, menor será a velocidade de reação de descarga da bateria.
Conheça alguns indícios de que algo não vai bem com a sua bateria
Assim como o organismo de uma pessoa aponta alguns sintomas mostrando que algo está errado, os componentes do seu carro também. No caso da bateria muito tempo sem uso, os principais sinais são bem claros. Vamos ver quais são eles?
Mau odor
Se você sentir um cheiro desagradável na sua bateria, semelhante a ovo estragado, é bom ficar atento, pois isso pode indicar a presença de vazamento.
Surgimento do zinabre
Também conhecido como azinhavre, essa substância consiste em um pó de coloração verde que aparece na bateria. Ele aparece devido a oxidação do cobre.
Partida pesada
Aos poucos começa com uma partida pesada e lenta. Isso pode ser um indício de problema na bateria.
Dicas para amenizar os danos na bateria
Nem tudo está perdido! Caso seja necessário deixar o seu carro muito tempo parado na garagem, é possível adotar algumas medidas capazes de diminuir os problemas ocasionados pela falta de uso.
Para isso, é necessário ficar atento a quantos dias o carro vai ficar de férias. Sendo assim, confira a seguir quais são esses períodos.
7 dias com o carro sem funcionar
Caso o automóvel permaneça parado pelo período de uma semana, não há a necessidade de preocupação. A bateria não sofrerá consequências drásticas e não é necessário adotar cuidados especiais, porém é pertinente ligá-la de vez em quando.
Manter o carro ligado por alguns minutos uma vez por dia já é um santo remédio para a sua bateria.
30 dias com o carro sem funcionar
Ainda que não seja muito, mas um mês já é um período considerável sem uso. Nesse caso, fique atento para as exigências de energia que podem descarregar a bateria. Preste atenção e veja se é possível desligar a bateria desconectando o cabo negativo.
Ao ligar de novo a bateria do seu carro, talvez seja necessário reprogramar determinadas funcionalidades do automóvel.
Mais de 30 dias sem o carro funcionar
Nesse caso, é bom tomar providências. O ideal é efetuar o desligamento da bateria, pois desse modo você evita que ela seja totalmente descarregada.
Várias funcionalidades do seu carro dependem da bateria
Diante de um longo período com o carro parado, várias peças irão sentir a falta de rodar nas ruas ou na estrada. E a bateria é uma delas.
Sendo assim, vale seguir essas dicas para evitar transtornos mais graves. Caso a sua bateria já demonstre alguns sintomas ou até mesmo já se encontre comprometida, procure uma oficina mecânica de confiança.
A Gaúcha Car é uma oficina mecânica em Curitiba que tem tudo para efetuar a revisão e o conserto de qualquer componente do seu carro, inclusive da bateria.